O preço - listado como 23.800 dólares para uma oferta de 28 dias - é ligeiramente superior a $ 300.000 do custo médio anual do carro-chefe da Genzyme para tratamento de Gaucher, o Cerezyme, uma terapia de repozição enzimática à base de proteínas que os pacientes recebem por infusões por cerca de duas horas a cada duas semanas.
A nova cápsula da Genzyme, chamada Cerdelga, pode ser tomada duas vezes por dia pela maioria dos pacientes, enquanto um grupo menor tomará uma vez por dia. Ela pode tratar muitos dos mesmos doentes que atualmente recebem o Cerezyme para a forma mais comum da doença de Gaucher,
Cerdelga foi aprovado pela FDA (Food and Drug Administration) em 19 de agosto e será lançado nos Estados Unidos este mês pela Genzyme, um braço da fabricante de medicamentos francesa Sanofi SA. Em ensaios clínicos de grande dimensão, a cápsula ameniza os sintomas de Gaucher, reduzindo lipídios graxos produzidos pelo organismo, permitindo que os pacientes vivam normalmente.
O custo de Cerdelga Não é incomum para as drogas de doenças raras que se qualificam para créditos tributários e extensões de patentes no âmbito federal Orphan Drug Act, que cobre tratamentos para doenças que afetam menos de 200.000 pacientes.
Gaucher afeta apenas cerca de 2.000 pessoas nos Estados Unidos, alguns dos quais recebem medicações de empresas farmacêuticas concorrentes. E afeta menos de 10.000 pessoas em todo o mundo.
eliglustat |
Mas a questão dos preços dos medicamentos tem sido objeto de atenção neste ano como condutores do aumento dos custos da saúde. Pagamentos por Sovaldi, uma pílula mil dólares por dia para tratar a hepatite C, vem abalando as finanças de seguradoras de saúde. Sovaldi, vendido pela Gilead Sciences com sede na Califórnia, custa $ 84,000 para um regime de tratamento de três meses, e cura mais de 90 por cento dos pacientes. Outra pílula de alto perfil, Tecfidera, vendido pela Biogen Idec Inc. de Cambridge, custa 60.121 dólares americanos por ano para tratar a esclerose múltipla.
Ao contrário da hepatite C, que afeta cerca de 3,2 milhões de pessoas nos Estados Unidos, ou a esclerose múltipla, que afeta mais de 300 mil, número reduzido de pacientes com doença de Gaucher faz com que o custo agregado dos medicamentos, como o Cerezyme sejam um fardo menor para provedores de seguros.
"Gaucher está entre as doenças raras mais raras", disse o porta-voz da Genzyme Lori Gorski. "O sistema de saúde já cuida de pessoas com a doença de Gaucher. Não se trata de um custo novo ao sistema. Isso dá a pacientes e médicos a capacidade de escolher a terapia que é o melhor para as suas circunstâncias sem considerar o preço. "
Os gastos com produtos farmacêuticos de especialidade - uma classe de medicamentos, incluindo medicamentos de doenças raras, usada para tratar doenças crônicas ou com risco de vida e, normalmente, de alto custo - Estima-se um crescimento a partir dos 160 bilhões de dólares este ano para US $ 193 bilhões até 2017 em países desenvolvidos, de acordo com o Instituto IMS de Informática em Saúde, um grupo de pesquisa em Danbury, Connecticut. O instituto cita os preços dos medicamentos para o cancro, diabetes, saúde mental, doenças respiratórias e dor como a que mais cresce nos Estados Unidos.
"Isso representa um desafio, porque muitos destes medicamentos são realmente avanços e eles são drogas que você quer pacientes tenham acesso a", disse Brendan Buck, vice-presidente de Planos de Saúde dos Estados Unidos, um grupo comercial. "Mas eles estão vindo com etiquetas de preços cada vez mais elevados que poderiam tornar-se insustentável para os planos de saúde, Medicaid, Medicare e empresas privadas."
Em uma entrevista no mês passado, o presidente Genzyme David Meeker disse que a empresa espera Cerdelga preço na mesma faixa como Cerezyme.
Fábrica da Genzyme em Boston. |
"Estamos indiferentes ao fato de os pacientes tomam um medicamento ou de outra", disse ele. "Queremos criar uma escolha significativa para os pacientes e médicos."
Gorski, reconheceu os custos de fabricação do comprimido Cerdelga é menor do que os fabricados através da biotecnologia, tais como o Cerezyme, os quais são produzidos através de um processo biológico em cubas gigantes chamados biorreatores. Mas ela disse que outros fatores entram em jogo na precificação de uma droga, tais como os custos de desenvolvimento, o valor clínico que traz para os pacientes, bem como a raridade da doença.
Ela também disse que o preço era importante para a "sustentabilidade" da fabricante de medicamentos ", de modo que a Genzyme pode continuar aqui e inovando em nome de necessidades não satisfeitas."
A Genzyme espera que muitos pacientes que usam Cerezyme possam mudar para Cerdelga. Mas a nova pílula pode também atrair doentes que tomam fármacos concorrentes comercializados pela Shire PLC de Lexington e uma parceria da Pfizer Inc. e Protalix BioTherapeutics de Israel.
By: Robert Weisman, robert.weisman@globe.com.