sábado, 22 de março de 2014

IMIP INAUGURA CENTRO DE TRATAMENTO DE DOENÇAS RARAS NO NORDESTE


Foi inaugurado na manhã de hoje (22) o Centro de Referência em Erros Inatos do Metabolismo – CETREIM do IMIP. Sob a coordenação do médico hepatologista pediátrico Dr. Marcelo Kerstenetsky, o centro é o segundo maior do Brasil em tratamento da Mucopolissacarídose e outras doenças raras. A inauguração foi bastante prestigiada e contou com a presença de diretores, colaboradores e funcionários da instituição. 


Com um discurso que emocionou a todos, Dr. Marcelo falou da importância deste centro. “Termos a missão não apenas de cuidar, mas também de dividir conhecimento para multiplicar a esperança de vida dos pacientes”, afirmou o coordenador. O superintendente geral do IMIP, Gilliatt Falbo, resgatou os ideais da revolução francesa de liberdade, igualdade e fraternidade para falar do esforço diário do IMIP para acabar com as desigualdades sociais ao oferecer assistência à saúde para todas as classes sociais. “As utopias movimentam e mobilizam as energias”, disse. 



Os Erros Inatos do Metabolismo - EIM são distúrbios de natureza genética que geralmente correspondem a um defeito enzimático, capaz de acarretar a interrupção de uma via metabólica. De forma simplificada, a Mucopolissacarídose, ou MPS, significa que a criança nasce com a falta ou deficiência de uma enzima para digerir um açúcar. “É uma doença crônica e progressiva, de múltiplas faces e precisa ser diagnosticada precocemente. Hoje, o maior obstáculo para o tratamento dos pacientes com MPS é a falta de conhecimento sobre ela. Em muitos casos, o diagnóstico não é dado, pois muitos sintomas são comuns a outras doenças”, afirma Dr. Marcelo Kerstenetzky. Existem cerca de 500 pacientes diagnosticados no Brasil, sendo 39 casos identificados em Pernambuco. Mas há suspeita de que o número de casos seja muito maior.

PS: A matéria acima foi publicada no end http://www1.imip.org.br/cms/opencms/imip/pt/imprensa/noticias/2199.html em 22/11/2012 e devido a sua importância e relevância, publico também aqui neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário